A pintora Maria Andrade, que estreia como curadora, convidou diferentes perfis e gerações de artistas para trabalharem juntos na Horta Urbana, da Cidade Tiradentes, e selecionou 60 obras que revelam diversos pontos de vista sobre a pintura da paisagem 

Ana Kia, Joaquim Pinkalsky, Link Museu, Elisa Bueno, Maria Andrade, Evandro Cézar, Deni Lantz. Fotografia de Rochelle Costi.

 

 

Artistas trabalham juntos em horta comunitária na periferia da Zona Leste

 

A Casa do Jasmin Arte apresenta a coletiva “Tinta Neles!” entre os dias 11 de junho e 02 de julho de 2022. Com curadoria de Maria Andrade, a exposição apresenta  60 pinturas de paisagens de um grupo de nove artistas de realidades bastante distintas, incluindo pixadores da Zona Leste e veteranos da arte contemporânea.

 

Ana Kia, Evandro César, Jaque Tia Bob e Link Museu fazem parte de um time de artistas da periferia de São Paulo que são orientados pelo artista plástico Rodrigo Andrade. Eles participam da mostra ao lado de Anna Ruth dos Santos , Deni Lantz, Elisa Bueno, Joaquim Pinkalski e Manoel Canadá.

 

Obras de Manoel Canadá, Joaquim Pinkalsky e Ana Kia

 

Estreando no papel de curadora, a pintora paisagista Maria Andrade reuniu esse grupo para trabalhar na Horta Riacho Doce,  localizada na “Tríplice Fronteira” entre os bairros de  Cidade Tiradentes, Itaquera e Guaianazes. “A ideia é pintar juntos, com cavalete, tinta a óleo e muita alegria, olhando, comentando, trocando experiências. Entre eles, há artistas que nunca fizeram uma exposição, um é professor de história da arte, outros pixam muros pela cidade. Isso é muito especial, pois gera diversidade e tudo acaba na paisagem, em seus diversos pontos de vista”, afirma a curadora.

 

O artista Link Museu sintetiza a experiência do trabalho coletivo :  “Pintando e vivendo, Entre pinceladas, Árvores de troncos embaraçados, Horta urbana cultivada, Com diversos tons, arte expressada”.

Obras de Link Museu, Evandro César e Jaque Tia Bob

 

Obras de Elisa Bueno, Anna Ruth e Deni Lantz