TINTA NELES!

A primeira coisa que me ocorre quando penso nos artistas desta exposição é a alegria de pintar, estar juntos frente a uma paisagem, trocar ideias, referências, e poder mostrar o que foi produzido a partir dessas experiências.

Artistas de diferentes formações, idades, regiões da cidade e classes sociais. Dentro dessa diversidade, todos têm em comum a arte, com a qual podemos ser livres para experimentar, nos expressar e nos conectar com quem compartilhamos a mesma afinidade, e assim, juntos, fazer aflorar o melhor de cada um.

Tivemos alguns encontros para pintar na Cidade Tiradentes no grupo de pintura ao ar livre do “ali: leste*”, e onde Link Museu, Evandro César, Ana Kia e Jaque Tia Bob moram.

Nesses encontros na Horta Riacho Doce, na pedreira e no “Texas”, o clima descontraído e feliz que pairava no ar era estimulante para a prática da pintura. E a perspectiva da exposição na Casa do Jasmin animava ainda mais. Afinal, diante de tantas coisas na vida, às vezes não tão fáceis, algo verdadeiramente bom pode acontecer e acontece.

Pintar é um desafio, requer talento, coragem, esforço e inspiração.

Na arte, temos a imensa liberdade para fazer o que quisermos, o que é ótimo, mas ao mesmo tempo pode ser angustiante diante de tantos caminhos possíveis, de tantas decisões que podemos e temos que tomar. Por isso, uma fonte de inspiração é fundamental, pois a partir dela os caminhos vão se mostrando ao longo do processo da pintura.

No caso dessa exposição, a inspiração vem das paisagens vistas e das paisagens da história da arte. Cada um no grupo vendo a mesma coisa de diferentes pontos de vista, cada um com sua própria maneira de pintar.

Aos quatro artistas da Zona Leste, se juntam mais cinco pintores: Anna Ruth dos Santos, Deni Lantz, Elisa Bueno, Joaquim Pinkalsky e Manoel Canada.

Ir pintar com eles e acompanhar as pinturas que foram sendo feitas, agora como curadora, foi muito gratificante.

Bom passeio!

Maria Andrade
São Paulo, junho de 2022

*ali: leste – Uma escola de arte livre que desde 2019 atua em Cidade Tiradentes. Fundado e dirigido pelos
artistas Rodrigo Andrade, Ana Prata, Ding Musa, Marcelo Zocchio e Marta Nehring, entre outros.

Sofia Carvalhosa e Maria Andrade

 

Maria Andrade

 

Jaque Tia Bob

 

Link Museu

 

Joaquim Pinkalsky

 

Maria Andrade e Evandro Cesar

 

Manoel Canada

 

Evandro Cesar

 

Elisa Bueno

 

Deni Lantz

 

Anna Ruth dos Santos

 

FICHA TÉCNICA “TINTA NELES!”:

Coordenação: Sofia Carvalhosa | Curadoria: Maria Andrade | Produção: Amanda Venceslau |
Assistentes de produção: Luah Souza, Jhonattan Moraes e Nete Oliveira | Montador: Luiz 83|
Assessoria de Imprensa: Sofia Carvalhosa Comunicação |
Agradecimentos: Rodrigo Andrade, Paulo Portella, Aracy Amaral, Lilian Bado, Helena Carvalhosa, Rodrigo
Naves, Renata Martins, galeria b_arco e ali: leste